Aqui energia negativa não entra...

Aqui energia negativa não entra...

Quem sou eu

Minha foto
A dor me ensinou que... Os melhores momentos da vida não são necessariamente os mais agradáveis. São os mais expressivos no coquetel vital dos sonhos e pesadelos; das luzes e sombras; dos risos e lágrimas; das presenças e ausências; das dores e amores vividos... Momentos ímpares que nos despertam do sono letárgico da indiferença e nos impelem à ação criativa, forçando-nos moldar um novo ser – sensível e amoroso - menos apegado às coisas triviais e mais comprometido com os valores essenciais desta preciosa dádiva chamada vida. Caminhar é preciso, mesmo que seja sobre brasas... Portanto desistir jamais!

Namastê ! ! !O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em vcs. ( arte: Deluca )

Namastê ! ! !O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em vcs. ( arte: Deluca )

terça-feira, 26 de março de 2013

Joelhos, por que dóem???

 joelho 3Mesmo as pessoas que não são atletas profissionais reclamam de dores nos joelhos. Muita caminhada sem o devido descanso, má postura, trabalhar em pé, tudo isso pode prejudicar os nossos joelhos.
Com eles, todo cuidado é pouco. Resolveu caminhar ou correr mais do que aquilo que está acostumada? Seus joelhos deram sinal? O que fazer?
Fortalecer os músculos pode ajudar e muito.
Vou ensinar 4 exercícios para fortalecer as áreas que suportam os joelhos. Faça-os 2 a 3 vezes por semana. E após os exercícios, alongue-se, ok?
1) Deitada de costas com a perna direita reta e estendida e a perna esquerda dobrada com o pé esquerdo todo no chão. Contraia a coxa direita e levante a perna devagar até ficar paralela com o joelho esquerdo, a seguir baixe bem devagar. Repita de 8 a 12 vezes e alterne as pernas. Faça 2 vezes com cada perna.
Para quem já está acostumado com esse exercício, comece segurando contando até 35 com a perna em cima.

 2) Sentando na parede.
Coloque uma bola de mais ou menos 20 cm de diâmetro nas costas de encontro com a parede. Pés afastados na largura dos ombros e distante da parede em uma distância confortável para você. Corpo reto. Bem devagar, dobre os joelhos e desça seu corpo até suas coxas estarem paralelas ao chão. Mantenha os joelhos acima dos seus pés (não na frente deles) e o abdômen contraído para evitar jogar o peso para as costas. Faça uma pausa embaixo e suba novamente. Repita de 8 a 12 vezes, 2 séries.
Se você ja conhece esse exercício, fique mais tempo com os joelhos paralelos ao chão e conte até 3 , 5 ou 10 antes de subir!

3) Ponte
Deite de costas com os braços nas laterais e palmas das mãos para cima. Os dois joelhos dobrados, pés todos no chão. Usando abdômen e glúteos, levante seu tronco e quadril devagar do chão controlando seus movimentos. Aperte seus  glúteos em cima, a seguir desça devagar controlando o movimento. Mantenha a pressão nos seus ombros, não na sua cabeça e não empurre com as mãos.
Se você sentir câimbra nos seus tendões traseiros, você saberá que está trabalhando intensamente. Solte-os devagar e relaxe . Repita esse exercício de 8 a 12 vezes.
Se para você esta fácil segure em cima e conte até 35.
4) Trabalhando a panturrilha!
Segure -se em uma cadeira ou apóie-se na parede e levante a perna direita (canela paralela ao chão). Estenda o tornozelo e levante o corpo nas pontas dos pés. Desça devagar e repita de novo de 8 a 12 vezes.
Se quiser dificultar segure em cima contando até 30.

 Mais algumas dicas para manter seus joelhos saudáveis:
–Consulte sempre um médico se a dor persistir após descanso, massagem, gelo, etc…
–Pare de fazer atividades que exigem muito do seu joelho.
–Fortaleça os músculos que ajudam a segurar seu joelho.
–Alongue-se adequadamente, de preferência aquecida.
–Mantenha seu peso saudável.
–Use tênis apropriado para cada esporte.
–Nao ignore a dor, respeite-a.
–Não se esqueça da postura ao caminhar. Contraia sempre seu abdômen e não force sua lombar. Uma postura errada afeta todo seu corpo inclusive o joelho.

(Fonte:viva50.com.br)

Alimentação e Dor

 O corpo humano renova 50 bilhões de células todos os dias, e cada uma delas, necessita de vários nutrientes para garantir seu funcionamento. Assim, cada órgão executa suas funções de maneira eficaz. A alimentação equilibrada e saudável é o combustível para o bom funcionamento da máquina humana.

O corpo humano é uma máquina que precisa de um bom combústível para ter o melhor desempenho!
 Nos pacientes que sofrem de dor crônica, a dieta é ainda mais importante, pois um organismo equilibrado enfrenta melhor os efeitos secundários provenientes da dor.
A maioria destes pacientes com dor crônica, adotam imobilismos, ou seja, procuram não movimentar o local dolorido, o que favorece o sedentarismo e a obstipação. A dieta balanceada favorece a perda de peso e o funcionamento intestinal que por sua vez, podem intensificar a dor quando estão alterados.A alimentação saudável é imprescindível para a saúde de nosso organismo!
Alguns nutrientes são responsáveis pela síntese dos neurotransmissores (mensageiros cerebrais) associados à sensibilidade da dor e à sensação de bem-estar.
Exemplos:
Triptofano e Serotonina
Os efeitos da dor podem ser diminuídos com o consumo de fontes alimentares ricas em triptofano, o aminoácido responsável pela síntese de serotonina. Ele é encontrado em alimentos como carnes magras, leite desnatado e banana, mas para ser sintetizado (se transformar em serotonina), precisa do auxilio das vitaminas C, B1, B2, B3, B6, do ácido fólico e do magnésio.
Biotina
A biotina atua no combate das dores musculares e o magnésio (mineral) pode minimizar os efeitos das dores de cabeça, pois atua como relaxante muscular.
Carboidratos
Outro elemento importante para a “fabricação”de serotonina é o carboidrato.
É recomendável que 50% a 60% da ingestão calórica diária seja composta por carboidratos, presentes nas frutas, pães, batata e cereais, de preferência os integrais.
Tome cuidado com o uso de açúcar não proveniente dos alimentos naturais, pois pode provocar uma sensação imediata de energia, mas o pico nos níveis de glicose no sangue depois leva à sensação de fadiga e moleza.
Minerais
A ingestão de alimentos ricos em magnésio (encontrados no espinafre, soja, caju, aveia e tomate), ácido fólico (laranja, maçã e folhas verdes), cálcio (leite, iogurte e queijos magros) e selênio (castanhas, nozes, atum e semente de girassol) ajudam a melhorar a sensação de bem estar e diminuem a intensidade da dor.
Vale lembrar que o efeito desses nutrientes não é imediato e a alimentação é apenas um dos pilares do tratamento. Se você tem dor crônica a reeducação nutricional é uma das partes do tratamento de reabilitação e deve ser indicada pelo médico e realizada por um nutricionista ou nutrólogo.A pirâmide alimentar mostra a quantidade de alimentos que deve ser ingerida para uma alimentação saudável
Por outro lado, existem alimentos que são os vilões da história e podem favorecem o aparecimento de dor, a mais comum é a enxaqueca. A alimentação pode ser a causa de aproximadamente 20% das enxaquecas.
Alguns nutrientes que podem causar enxaqueca:
- Aminas: Os alimentos que contêm aminas bioativas, tais como tiramina, feniletilanina, octamina, histidina e triptaminase podem desencadear crises.Exemplos de alimentos ricos em aminas são: Queijos maturados, cerveja, casca de banana, embutidos, repolho fermentado, molho de soja, chocolate, iogurtes, passas, figo, vinhos tintos e carnes defumadas.
- Cafeína: Alimentos ricos em cafeína provocam a constrição das artérias, causando assim a crise de enxaqueca. Cafeína está presente no café, coca-cola e chás.
- Bebidas alcoólicas: Está relacionado ao conteúdo de histamina e tiramina (aminas) encontradas em vinho tinto e cerveja.
- Lipídios e ácidos graxos: Níveis elevados de lipídeos plasmáticos e ácidos graxos livres, como o ácido linoléico e o oléico podem estar envolvidos no desencadeamento das enxaquecas vasculares. Exemplos: Nozes, castanhas e similares e alimentos ou pratos muito gordurosos.
- Aspartame: É um tipo de adoçante, o dipeptídeo do ácido aspártico e um metil éster da fenilalanina. É umas das substâncias com maior número de relatos como desencadeante de crises de enxaqueca.
- Nitratos e nitritos: Presente nas carnes curadas (salame e presunto), peixes em conserva, patês e caviar.
- Frutas cítricas: limão, laranja, abacaxi, assim como outras frutas, a banana, ameixa e abacate.
- Vegetais: feijão, vagem e cebola.
Para as pessoas que sofrem de enxaqueca, é fundamental o tratamento médico especializado para se identificar a causa(qual alimento desencadeia sua crise) e tratar o sintoma da forma correta.
Cuide bem da sua saúde, faça as combinações adequadas e assim evite as tão incômodas dores de cabeça.
Se você tem mais dúvidas sobre dor de cabeça, leia o Post “As Terríveis Dores de Cabeça” neste site.

Fonte:(adoratual.wordpress.com/2009/11/05/alimentacao-e-dor)